quinta-feira, março 01, 2007

The Zutons - a pegada é forte!

Os deuses confabularamentre si e decidiram: vamos escolher um homem pra inventar a internet (o céu e o inferno já tinham essa tecnologia há milênios). Existe aquela visão romântica dos tempos do vinil, do K7, quando todas as descobertas eram sinônimos de conquistas árduamente vencidas. Época em que nas salas de nossas casas, colocávamos o K7 que um amigo nosso acabou de nos descolar. Ao invés de Nero, era uma fita K7 passando música para uma fita virgem. Sim, são os velhos tempos onde pirataria significava roubar embarcações pelos lados do oceano Índico ou pelos mares do Caribe.

E de repente a internet chegou. Os primeiros anos não nos revelaram nada, além de jornais on-line, salas de bate papo, o Mirc... e sim, alguns sites pornôs. A lentidão da internet discada ainda não empolgava as possibilidades de downloads de músicas, porém tudo foi evoluindo. Fazem 10 anos que utilizo a internet, e a evolução não foi aos poucos. De repente o Napster apareceu e a explosão de possibilidades aconteceu. Sites de música foram se multiplicando, nos mantendo atualizados dia à dia sobre o mundo em que vivemos, o mundo pra onde fugimos, esse mundo maluco da música. E hoje temos milhões de formas de conhecer novos sons, novos estilos e por aí vai.

Dentro dessas possibilidades, li um artigo sobre uma banda chamada Zutons. À princípio, não coloquei muita fé, afinal, tem mais bandas nascendo (The Isso, The Aquilo) do que gente nascendo na China. Baixei o disco "Who Killed..... the Zutons?" sem a mínima pretensão, apenas pela curiosidade de quem tem como hobbie vasculhar a net atrás de sons velhos e novos. Logo de cara me deparei com um início de guitarra na faixa "Zuton's Fever" que te faz pensar: "Peraí caralho, acho que isso é interessante". O som foi rolando e cada vez mais me convencia que havia encontrado um tesouro. O vocal forte é equivalente ao poder do som deles, que se mantem em todas as faixas desse primeiro disco. A música Pressure Point é um verdadeiro sucesso, com uns trechos vocais embelezando todo o ambiente musical criado com guitarras estonteantes, baixos pesados (clara influência do Soul, R&B e toda aquela cena Motown dos anos 70). A viagem sonora é incrível e quando você nota, o botão repeat já está acionado em seu iTunes.

Passaram alguns meses e em 2006 os caras lançaram o disco "Tired of Hanging Around". Demorou um tempinho pra eu achar, mas os caras não deixaram a peteca cair, muito pelo contrário, desceram a pancada na peteca e mesma subiu alto, muito alto. As faixas vocais se mantêm e com maior intensidade. O sax da bela Abi Harding dá aquele toque de jazz-rock, algo que está faltando no pobre cenário indie-rock atual. Harmonias vocais parecem cada vez mais tomar conta do rock (vide TV on the Radio). Pelos deuses, não consegui tirar da cabeça a música Valerie, desse novo disco. Com certeza é a música mais marcante do disco, com um refrão daqueles que grudam na sua mente.

Mas toda essa pegada forte de soul, baixos marcantes e graves, jamais me lembrariam a fria Inglaterra, porém acredite: os caras são da mesma terra dos Beatles. Sim, Liverpool que testemunhou o nascimento dos Beatles, Elvis Costelo, Echo & the Bunnymen testemunhou em 2002 o nascimento dessa banda, que óbviamente não chega aos pés das bandas citadas, porém tratam-se de um prodígio nesse nosso "novo rock".

Em tempos que perdemos uma referência músical tão grande como James Brown, soa bem ouvir uma banda tão nova tocando um som tão James Brown.

by Felipe Pipoko

Um comentário:

Anônimo disse...

amor essa resenha ficou fodaaa
o the zutons é uma banda q sem duvidas tem o poder de fazer com q um musica entre na sua cabeça e não saia mais...
mais uma banda q vc me apresentou e eu gostei !!!