sábado, julho 15, 2006

Figurines – a grande promessa

Se eu fosse indicar alguma promessa entre as trilhões de bandas que aparecem diariamente no cenário do rock, eu não hesitaria em apontar os Figurines como o grande causador de expectativas em minha cabeça.

Esse dinamarqueses têm um som muito parecido com o do Built to Spill, que diga-se de passagem, é uma grande banda. Uma leve influência do Lo-Fi americano, estilo Pavement (preciso dizer que é uma grande banda?). O vocalista Christian Hjelm é algo do tipo Isaac Brook do Modest Mouse, só que numa versão nórdica. É um som inteligente, com boas letras, e contém algumas pérolas como a primeira do disco, Race You, que tem um piano muito bem trabalhado e lembra as canções da Cat Power. The Wonder conta com guitarras empolgantes, e empolgação essa que é espalhada por toda pista onde ela é executada. Vale a pena citar o clipe desta mesma música, algo excêntrico cheio de gente com máscaras, rosas saindo de umbigos, uma mulher patinando num corredor, enfim, se você curte um clipe malucão, não vai se decepcionar com esse. Pra encontrá-lo, é só procurá-lo no YouTube.

Se você curte um sonzinho relaxante, com guitarras mais leves, ouça I Remember. Essa é uma daquelas músicas que todo mundo vem te perguntar quando você a coloca no seu set-list de discotecagem. Pelo menos no meu caso, enquanto eu a discotecava, várias pessoas se aproximaram pra perguntar que banda tocava a tal música. Há uma perfeita sincronia entre baixo, guitarra e bateria e não se impressione se você se sentir impulsionado à apertar a tecla ‘repeat’ do seu som. E vejam só: os dinamarqueses buscam até no folk-country estilo The Thrills, a inspiração pra música Back in the Day, que te faz pensar que está no sul dos Estados Unidos, lá pelo lado do rio Mississipi, pescando e pensando em como a vida é boa (quem leu o livro On The Road do Jack Keuroac vai me entender).

Os Figurines é uma das poucas bandas que considero “intocável” nessa safra da presente década. Seis anos se passaram e de lá pra cá muita coisa apareceu e pouca coisa convenceu. Se você procura um novo som, diferente dessa bagunça que o indie-rock vem causando com sua mesmice de acordes e letras, pode ter certeza que encontrará nesses caras vários motivos pra acreditar que o rock pode se renovar por séculos e séculos.

Pra facilitar, por que não colocar o clipe aqui no blog? Pelos deuses, vocês vão curtir esse clipe!
The Wonder - Figurines