quinta-feira, julho 27, 2006

Jawles - estamos em 90?


Eu estava fuçando pelo orkut, você sabe, comunidade disso, comunidade daquilo. Ao mesmo tempo lia uma resenha do Arctic Monkeys no site da Trama e pensei: "caralho, será que estou na comunidade do Arctic Monkeys?". Fui verificar e confirmei: estava lá. Dei uma olhadinha num dos tópicos e um tal de Felipe pediu críticas para sua banda. Eu, curioso como sou, acessei o link e cá estou ouvindo as músicas. Pela segunda vez estou ouvindo a sequência de músicas.

O som deles. Sim, o som deles é INEGÁVELMENTE grunge dos anos 90. Você ouve a disposição dos instrumentos dentro da música, e pensa: é música inédita do Nirvana? Acredito que se o Kurt Cobain falasse português como sua língua nativa, com certeza soaria igual ao José Roberto que assume, com personalidade, o vocal da banda. A bateria simples e descomplicada de Hashena, é algo como o Charlie Watts dos Stones. E esse é o caminho do verdadeiro rock, à medida que você mistifica um som, ele repele o público e você sabe: público quer curtir rock, aquele rock que não delonga algo que pode ser executado com simplicidade sem perder a empolgação. A guitarra de Rodrigo é o resumo do grunge dos anos 90, algumas distorções bem fodas e som muito consciente. O baixo bem sincronizado, acompanha a bateria perfeitamente, como um bêbado acompanha uma inocente dama pelas ruas dessa vida louca, com seu papo de fracassado e seu bafo de canavial.

Sim, senhor! O Jawles é um grande achado em meio à tanta banda maluca do Trama Virtual. Experimente ouvir o som deles e ao mesmo tempo fechar os olhos e lembrar da época que você conheceu o rock nos anos 90, isso mesmo, Mudhoney, Nirvana, ALice in Chains... bem louco, hahaha. Mas com certeza posso avaliar positivamente o som dos caras, coeso e fruto de anos na estrada fazendo seu próprio som, provando que os caras não estão pra brincadeira. Boa sorte aos caras!

Quer ouvir o som do Jawles no Trama Virtual?
http://www.tramavirtual.com.br/jawles