sábado, março 24, 2007

Buzzcocks no Brasil e a popularidade do punk


É isso mesmo que você leu. Os ingleses do Buzzcocks desembacarão em Sampa para um show, que será realizado no dia 29/04. E não adianta ficar aqui falando muito da banda, porque se você der uma olhada nos sites especializados que noticiam a vinda da banda, vai notar que é pura repetição. O conteúdo sobre a banda é o mesmo, vão falar que eles não usaram a premissa política como os Sex Pistols ou o Clash. Vão dizer que as músicas deles alternam entre o bom humor e a angústia em assuntos adolescentes e todo aquele blá blá blá típico de quem anda copiando sites gringos. O que importa mesmo é que os ingressos para o Ataque Frontal Fest, que trará Buzzcocks e Less Than Jake ao Brasil, já estão sendo vendidos. O evento acontece dia 29 de abril no Espaço das Américas, na Barra Funda (SP). No primeiro lote, os ingressos vão custar R$ 60 e podem ser comprados no site http://www.ticketronic.net/ ou nas lojas London Calling, Estrondo e Chili Beans. As atrações nacionais que abrem o festival são Dead Fish e Sapo Banjo (puta merda, que lixo).

O punk virou moda ou a moda virou punk?

Agora muita gente acha que os Buzzcocks são injustiçados por não terem a fama que mereciam no main-stream. Mas será que era necessária essa fama toda? Ou seria melhor ficar do jeito que está, tendo a idolatria e devoção das pessoas que realmente conhecem o punk e o movimento que ele representou? Acredito que a segunda opção seja a mais vantajosa, pois ao olharmos para os Sex Pistols, embora tenham uma imagem lendária e respeitada, os mesmos foram "prostituídos" com sua fama pop. Eu realmente curto muito os Pistols, mas é de dar náuseas ver uma garotinha pagodeira usando uma camisa que a C&A vendeu com a estampa de Sid Vicious. Esse é o preço que se paga pela fama, por ser conhecido. E não estou dizendo que a garotinha pagodeira conheça os Pistols, mas o designers da estampa conhecem, mas o conhecem num âmbito pop, superficial, o que os faz desenvolver estampas sob a missão de popularizar o punk. O punk é moda? Sim, é sim, com todos os seus acessórios metálicos, calças rasgadas, piercings e o cabelo estilo moicano que cada vez mais você vê, da periferia aos bairros nobres.

A fama, inevitavelmente é uma aspiração de qualquer banda que nasce. Claro que o amadurecimento vai trazendo concepções diferentes para bandas diferentes. Experiências ensinam que a fama não é tudo aquilo que você fantasiava e a ânsia por fama, por reconhecimento, se reduz há um público pequeno, porém fiel. O punk virou moda, isso é fato, mas o punk nunca foi hype, nem tendência na sociedade, nunca foi aceito normalmente como outros movimentos. O punk ainda é vítima de muitos preconceitos. Sempre foi rejeitado pela maioria conservadora, seja isso nos anos 70, 80, 90 ou 00 e de repente vira moda. Pode ser legal, ver que tudo aquilo que foi construído, plantado nos fim dos anos 70 e começo dos anos 80 esteja dando frutos hoje, porém isso não é comum ao punk. O punk é para os rejeitados, para as ovelhas negras das famílias. O punk é a resposta de muitos adolescentes e jovens adultos que não se ajustam em moldes pré-estabelecidos. Ser punk não é usar um moicano imenso, piercings no corpo inteiro, tatuagens e seguir o anarquismo de Bakunin (que jamais se aplicaria em nosso mundo atual). Ser punk é se vestir de atitude, a atitude de defender suas idéias, de fazer o que acha melhor pra você, de não aceitar que alguém prevaleça sobre você, seja em sua casa, seja em seu trabalho, seja em seu grupo de amigos, seja onde for. Ser punk não é saber tudo de punk rock e sim apreciar o bom rock (essa concepção fica a seu critério). Não adianta boicotar o McDonalds, pois você anda de ônibus (então boicote as empresas de ônibus que poluem o planeta). Não adianta se munir de radicalismo barato e sem base pra se considerar um punk. Tenha atitude, seja você mesmo, crie sua própria ideologia, ouça o seu rock. Isso é ser punk.

by Felipe Pipoko

3 comentários:

m. disse...

porra, buzzcocks e guillemots NO MESMO ANO aqui no brasil!

é demais pro meu coração.

Anônimo disse...

Eu acho uma besteira ficar se preocupando com as estampas punks q as lojas tão vendendo e as pagodeiras comprando...
O q realmente importa é q Buzzcocks vai vir pro Brasil e quem curte o movimento punk de verdade vai ta lá curtindo mto!!!!!

Unknown disse...

sucesso total a sua reflexão...pra mim esses new punks são um bando de adolescentes sem ter o q fazer !!!!
auahuahuahuahua

bem so sei q dia 29 vamos dançar um punk rock !!!!
uahuah bjus