domingo, julho 30, 2006

Mates of State: experimentalismo ao extremo

Pra quem não sabe nada sobre os aspectos técnicos da banda Mates of State, esse grupo é mais uma no cenário do rock alternativo. Guitarras, baixo, bateria, quem sabe um tecladinho e um vocalista. Mas aí que mora o erro. Esta banda, ou melhor, essa dupla, é composta por uma tecladista-vocalista e um baterista-vocalista. Formados em 1997 em Lawrence, no estado de Kansas, EUA, esses dois músicos já passaram de "promessa" pra "realização". Capazes de enganar ouvidos distraídos, Kori Gardner (tecladista e vocalista) e Jason Hammel (baterista e vocalista) ambos tocavam guitarra antes de formar a banda.

É incrível como os dois, encontram harmonia perfeita não só nos instrumentos, como nas vozes também. Um som, como eu havia dito, experimental é bem diferente de tudo que você já ouviu. Às vezes você pensa estar ouvindo algum som do Belle and Sebastian, de repente acha que está ouvindo algo do Spoon, mas definitivamente não há nada igual ao Mates of State. É claro que não estou dizendo que eles são incomparávies, geniais, usando adjetivos "lucioribeirinos"(se é que vocês me entendem), mas que essa banda tem tudo pra te impressionar, ah, ela tem!

Eles lançaram nesse ano de 2006 o álbum Bring it Back, o quarto da carreira deles, que sucede os três anteriores: My Solo Project (2000), Our Constant Concern (2002) e Team Boo (2003). Se eu pudesse recomendar algum álbum, recomendaria o Team Boo. Foi o que mais me marcou e ele serve como referência para notar evoluções nesse último disco. Os dois primeiros seguem uma linha mais tímida, típico de primeiros trabalhos. Team Boo já mostra uma confiança maior da dupla em seu trabalho. E o Bring it Back só coroa a banda com criatividade e vitalidade, em todas as músicas. Poderia indicar nesse último disco as músicas Think Long, Fraud in the 80s, Beautiful Dreamer e For the Actor, destaque pra essa última, com bateria cheia de energia e o teclado jorrando notas em sequência, sem parar.

Os caras experimentam e estão se saindo bem. E vocês? Que tal experimentar Mates of State?

MySpace:
http://www.myspace.com/matesofstate

Abaixo, um clipe da música Fraud in the 80s... vocês irão viajar com esse clipe!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma bela indicação, muito bom, tanto o som quanto o clip!