segunda-feira, julho 31, 2006

Stars of Track and Field: quase hipnóticos

Uma tendência crescente no "novo rock" é acrescentar batidas digitais nas músicas. Claro que isso não é novidade, é só lembrar que nos anos 80 era difícil encontrar bandas sem aquela batidinha típica da década, proporcionada por uma bateria elétrica. Hoje em dia, as batidas digitais são bem diferentes, principalmente se tocarmos no quesito qualidade. Bandas e mais bandas aparecem no cenário indie dos EUA e estão se saindo bem, obrigado. Ghostland Observatory e The Fever são gratas surpresas que podem ser citadas aqui (não deixe de procurar essas duas bandas).

O Stars of Track and Field (não é a música do Belle and Sebastian que leva o mesmo nome) está entre essas bandas que surgiram nessa década que seguem essa tendência e apresentam um som despojado e repleto de influências que vêm do post-punk, new wave e vai até o Radiohead. Acredite, as batidas digitais dançam uma valsa fodida com a guitarra, formando uma atmosfera densa, formando um rock sólido, embora seja interrompido com trechos de vocal suave acompanhado de piano, como podemos notar na música With You. Se você ouvir Say Hello e fechar os olhos durante introdução que termina com a guitarra dando uma "sapatada na sua nuca", você vai notar a musicalidade aflorando em todos os canais possíveis. Os solos durante essa música são nostálgicos, o desempenho do vocal, o tempero que as batidas digitais dão, poxa, te fazem pensar: onde essa banda estava que eu não encontrei antes? O som deles também se mostra muito maduro durante canções mais calmas, como é o caso de Let Ken Green, quando os instrumentos e vocal suave, criam uma harmonia poucas vezes vista, quase hipnótica. Foreign Snow tem um desfile de som com a guitarra acústicas e vozes em perfeita sinfonia. É som para poucos.

Esses caras de Portland (Oregon, EUA) lançaram seu primeiro EP chamado "You Came Here for Sunset Last Year" e chamou a atenção da mídia especializada lá na América. Rádios independentes tocavam o som deles e divulgavam shows que não paravam de ser marcados (e como de costume, eu os achei na KEXP, rádio de Seattle). Você pode ver que a agenda dos caras está lotada, no MySpace. Eles contaram com bons produtores para essa EP, como Tony Lash (já produziu Dandy Warhols e Elliot Smith) e Jeff Saltzman (que já produziu o ex-pavement Stephen Malkmus), ou seja, trabalho sério e que deu frutos. E o maior fruto de todos é o primeiro álbum deles, o "Centuries Before Love and War" que contém algumas faixas do EP como Arithmatik, Say Hello e With You. Mas contém inéditas como Movies of Antartica, Century e Real Time (essas três você pode ouvir na íntegra lá no My Space deles). São canções que não fogem à linha do EP, complexas (no bom sentido) em suas composições sonoras e vocal intocável. Note algumas distorções de guitarra na faixa Century, nada mal, hein?

É legal ouvir os sons no MySpace, porém estou disponibilizando o EP deles. Vale a pena baixar e guardar. No MySpace só o a música With You pode ser baixada. (Você vai precisar do programa WinRar, uma espécie de WinZip)
http://rapidshare.de/files/27673697/Stars_of_Track_and_Field.rar.html

My Space:
http://www.myspace.com/starsoftrackandfield

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei sua crítica a banda. Realmente os caras são muito bons. Eu conheci o som da banda ano passado quando eu estava lah nos EUA. Uma das melhores bandas indies, na minha opinião.