quinta-feira, julho 27, 2006

Jawles - estamos em 90?


Eu estava fuçando pelo orkut, você sabe, comunidade disso, comunidade daquilo. Ao mesmo tempo lia uma resenha do Arctic Monkeys no site da Trama e pensei: "caralho, será que estou na comunidade do Arctic Monkeys?". Fui verificar e confirmei: estava lá. Dei uma olhadinha num dos tópicos e um tal de Felipe pediu críticas para sua banda. Eu, curioso como sou, acessei o link e cá estou ouvindo as músicas. Pela segunda vez estou ouvindo a sequência de músicas.

O som deles. Sim, o som deles é INEGÁVELMENTE grunge dos anos 90. Você ouve a disposição dos instrumentos dentro da música, e pensa: é música inédita do Nirvana? Acredito que se o Kurt Cobain falasse português como sua língua nativa, com certeza soaria igual ao José Roberto que assume, com personalidade, o vocal da banda. A bateria simples e descomplicada de Hashena, é algo como o Charlie Watts dos Stones. E esse é o caminho do verdadeiro rock, à medida que você mistifica um som, ele repele o público e você sabe: público quer curtir rock, aquele rock que não delonga algo que pode ser executado com simplicidade sem perder a empolgação. A guitarra de Rodrigo é o resumo do grunge dos anos 90, algumas distorções bem fodas e som muito consciente. O baixo bem sincronizado, acompanha a bateria perfeitamente, como um bêbado acompanha uma inocente dama pelas ruas dessa vida louca, com seu papo de fracassado e seu bafo de canavial.

Sim, senhor! O Jawles é um grande achado em meio à tanta banda maluca do Trama Virtual. Experimente ouvir o som deles e ao mesmo tempo fechar os olhos e lembrar da época que você conheceu o rock nos anos 90, isso mesmo, Mudhoney, Nirvana, ALice in Chains... bem louco, hahaha. Mas com certeza posso avaliar positivamente o som dos caras, coeso e fruto de anos na estrada fazendo seu próprio som, provando que os caras não estão pra brincadeira. Boa sorte aos caras!

Quer ouvir o som do Jawles no Trama Virtual?
http://www.tramavirtual.com.br/jawles

8 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito obrigado pela crítica, fiquei lisonjeado, realmente,
Já mandei seu blog pra um pessoal ler também.
Logo estaremos com músicas novas e eu te mando novamente para ouvir e analisar! Rs...
Falou!

Anônimo disse...

Olá
Acabei de baixar as músicas da Jawles e curti muito o som que eles fazem.
Ainda não tive a oportunidade de vê-los ao vivo, mas espero vê-los logo.
Abraços

Anônimo disse...

Poxa, adorei a resenha( e olha que eu sou mto crítica as críticos ) hauahaua. Essa banda realmente é foda, e mesmo q eles tenham um ''q'' de grunge inevitável a originalidade marca presença nas músicas! Já fui em vários shows e recomendo pra quem curte um som alternativo e bem trabalhado! Os integrantes da banda são mto gente boa tb!! Vale a pena! Bjossssss

Anônimo disse...

É isso aí, primeiro show que fiz na minha vida, foi junto ao Jawles no Splash Rock Bar em Santana com minha primeira banda, o Clodoevil, acompanho eles há um tempinho ja, agora que venham as músicas novas e mais shows em vários juntos em todos os buracos de São Paulo!!!
Destaque para a música "Silver Ball"

Anônimo disse...

Musicalmente falando:A banda é ótima,com certeza o espiríto dos anos 90 está ali,e remando contra a maré,o que é mais difícil.Essa é a prova da honestidade de pessoas querendo fazer música,independente das tendências atuais,procurando fazer um trabalho sem preocupações com o mercado,buscando sonoridades que já não estão mais no foco.Ouçam,afinal não é todo dia que saimos do lugar comum.



Gostaria de parabenizar os responsáveis pelo blog,bela iniciativa!

Anônimo disse...

Sou amiga da baterista e passei a ir aos shows há pouco tempo.
Musicalmente falando,não gosto do estilo "grunge", mas não posso negar que eles são bons e muito criativos!
Destaque às músicas Rest-Room e Ross, muuuuuuuuuito boas!
Sucesso para eles!


Raquel

Anônimo disse...

Bem, curto muito grunge, nirvana, pearl jam, alice in chains, mudhaney, etc.. mais essa banda realmente sobreviveu o grunge dos anos 90, o vocal lembra muito kurt cobain, as guitarras são sujas, a bateria simples, o baixo perfeito! e as letras ótimas! putz cara, eu curti muito essa banda, já ouvi muitas bandas brasileira, como valv, diesel udora, e etc, mais essa banda é totalmente diferente, e essa critica fornecida pelo moderador do blog está perfeitamente boa!
párabéns ao pessoal da banda, sucesso a vocês ai!
fuui

Anônimo disse...

é... era muito boa a banda, mas acabou