sexta-feira, abril 14, 2006

Guided by Voices: um pequeno resumo

Usei o texto do allmusic.com com texto base para esse pequeno resumo. Tenho certeza que faltam muitas coisas, mas não podia deixar de postar algo sobre minha banda do coração.

Inpirado igualmente pelo jangle pop e o post-punk, o Guided by Voices fez um indie rock contagiante, que fazia a gente se sentir em algum lugar entre a invasão britânica e o rock progressivo.

Depois de gravarem 6 álbuns lançados por eles mesmos, a banda de Dayton, Ohio, atraiu uma grande quantidade de fãs do underground indie americano.
Professor, Robert Pollard formou o Guided by Voices no começo dos anos 80. Em toda história do grupo, Pollard foi figura central, escrevendo a maioria das músicas e liderando em todas as fases do Guided by Voices. Durante os anos 80, Pollard foi frequentemente ajudado por Jim, seu irmão, que continuou escrevendo músicas mesmo depois de sua saída do GBV. O Guided by Voices ainda não era uma banda totalmente formada até a entrada do guitarrista Tobin Sprout eo baixista Dan Toohey em 1985.

Um ano depois o GBV lançou seu primeiro EP - Forever Since Breakfast pela gravadora I Wanna Records.

Primeiro Álbum - Devil Between my Toes pela sua própria gravadora G Records em 1987. Meses depois lançou (ainda em 1987) o álbum Sandbox, pela gravadora Halo. Pela mesma gravadora, eles lançaram, em 1989, o álbum Self-Inflicted Aerial Nostalgia. Em 1990 lançaram Same Place the Fly Got Smashed, pela gravadora Rocket #9.

Durante a segunda metade dos anos 80, o Guided by Voices era um hobby. Raramente eles se apresentavam. Um grande número de músicos apareceram na banda durante os anos 80. Aproximadamente 40 músicos passram pelo Guided by Voices!

Em 1992, o GBV acrescentou Mitch Mitchell (guitarrista rítmico) e Kevin Fennel (baterista) em volta da gravação de Propeller, lançado em 1992, gravado pela Rockathon Records.
Em 1993, na garagem de Steve Wilbur, o GBV gravou o álbum Vampire on Titus. O mesmo Wilbur tocou guitarra e baixo nas músicas do álbum. Este álbum foi o primeiro à ser lançado bela gravadora indie de Cleveland, a Scat. Graças à isso, o Guided by Voices conseguiu fãs ilustres, como Kim Deal (do Pixies, Breeders) e Thurston Moore do Sonic Youth.

Em 1993 a banda começou a tocar ao vivo pela primeira vez em vários anos com Greg Demos substituindo Dan Toohey no baixo. Na primavera de 1994, a Scat entrou com uma distribuição nacional em acordo com a Matador Records. O primeiro álbum lançado sob esse acordo é o Bee Thousand. Incrivelmente, foi bem aceito pela crítica, recebendo grandes elogios das revistas Rolling Stones e Entertainment Weekly. Finalmente Pollard parou de ensinar na escola um pouco antes do lançamento do Bee Thousand. O GBV excurssionou muito com esse álbum, aparecendo várias vezes no Lollapalooza. O vídeo "I am Scientist" foi ao ar diversas vezes na MTV. Demos deixou a banda em 1994 para estudar Direito e foi substituido pelo jornalista musical Jim Greer. Através do lançamento de Alien Lanes em 1995, o grupo entrou de vez na Matador Records. O contrato com a Scat terminou com o lançamento de um box, com 5 discos, contendo os álbums antes do Propeller. O álbum Alien Lanes foi recebido com ótimas críticas e o GBV saiu para sua primeira grande turnê pelos EUA.

Jim Greer deixou a banda antes da gravação de Under the Bushes Under the Stars, que foi lançado na primavera de 1996. Pollard e Tobin Sprout, ambos lançaram trabalhos solo no MESMO DIA. As gravações foram rapidamente seguidas pelo lançamento de um EP um mês depois. Pollard e Sprout sumiram durante uma turnê extensa em 1996, causando assim, a demissão de Pollard do grupo.

No fim de 1996, Pollard gravou o Mag Earwhig! com apoio da banda punk de Cleveland chamada Cobra Verde. Em 1999 o Guided by Voices deixou a Matador para assinar contrato com a TVT Records, que emparelhou a banda com o produtor Ric Ocasek, com a esperança de dar ao álbum Do the Collapse um som mais amigável com o rádio. Pollard, entretanto, proporcionou aos fãs dos seus mais antigos trabalhos ouvir sons de seu período Lo-Fi com Suitcase: Failed Experiments and Trashed Aircraft, um box com 4 discos, apresentando 100 canções não lançadas no espaço de 25 anos. Enquanto o segundo álbum do GBV pela TVT Records, Isolation Drills, recebia fortes críticas com seu hard-rock, o GBV não expandiu sua base de fãs além de seu leal público "cult" e em 2002 o GBV voltou a Matador com o álbum Universal Truths and Cycles.

Em 2004, Pollard começava a anunciar aos seus fãs que iria terminar o GBV no fim desse mesmo ano. O último álbum da banda Half Smiles of the Decomposed, foi lançado em agosto e a turnê em cima desse álbum terminou no New Year's Eve show em Chicago. Pollard após romper com o Guided by Voices, assinou com Chapel Hill's Merge Records e anunciou planos para carreira solo em 2006.

Crítico de rock e formador da banda, Jim Greer lançou "Guided by Voices: A Brief Story: Twety-One Years of Hunting Accidents in the Forests of Rock and Roll. Existe ainda um box com materiais não lançados entitulado "Suitcase 2: American Superdream Wow. Não poderia deixar de citar que o álbum Propeller foi reeditado.

by Felipe Pipoko

Um comentário:

Ulisses Barbosa disse...

54, foram 54 músicos a passar pelo guided by voices desde sua formação. :) abs!