quinta-feira, março 30, 2006

Analisando: Ghostland Observatory - Novidade

Ouvindo minha rádio gringa preferida, a KEXP (Seattle, EUA), ouvindo meu programa de rádio preferido, John in the Morning, atentei para um som eletrônico que tocava. Estava distraído, quando o DJ John colocou uma banda que eu nunca havia ouvido falar! GHOSTLAND OBSERVATORY. Fiquei intrigado com as batidas, os efeitos... som que lembra um pouco o Kraftwerk, só que dotado de guitarra e um vocal empolgante. Rádio boa é aquela que põe, em tempo real, o nome da música que está tocando. E a KEXP não fugiu à essa regra das boas rádios. Mas não foi o suficiente. Não achava nada sobre essa banda! Até que olhei pro set-list do John é vi uma informação, uma observação ao lado do nome da banda: o endereço onde posso encontrar mais informações sobre eles! Não pensei duas vezes e acessei. Logo me deparei com quatro músicas disponíveis pra serem ouvidas:

Sad Sad City
Stranger Love (a que tocava na KEXP)
Silver City
Rich Man

Caramba! Como eles são bons! Ouvi as quatro músicas diversas vezes, e fiquei impressionado com as viradas, as sincronias, os efeitos simples, que unidos dão uma complexidade às faixas. Os destaques, na minha opinião, são Stranger Lover e Rich Man.

Algo que me chamou a atenção no site foi a comparação que eles fizeram para o som deles: igual à um robô fazendo amor com uma árvore! Hahahaha! Dá pra entender? Não se culpe se você não compreender, é coisa de gente louca mesmo!

Entre as influências deles estão: Vince Young, Daft Punk, Los Tigres Del Norte, James Brown, David Bowie, The Beatles, The Doors, Cash, Jerry Lee Lewis, Elvis, Prince, ANYONE WITH BALLS! Hahahaha! Pelo menos o bom humor está presente… “qualquer um com culhões”! Na boa, o som do Los Tigres del Norte não tem nada à ver com o som deles... ironia? Com certeza! E a ironia continua com Jerry Lee Lewis, Elvis, Vince Young! Não vi nem um pingo de influência deles! Com certeza o humor está presente! Mas Daft Punk, David Bowie é bem notado em suas batidas... Beatles e Doors talvez sejam influências na psicodelia de suas composições. Mas acredito que ser formos listar algumas influências, sem dúvida citaríamos o já citado Kraftwerk, o New Order, uma pitada de tudo que existe em eletrônico nos anos 80.

Vale à pena ouvir? Sim, vale a pena. Se eles vão se tornar conhecidos, isso eu não sei, embora eles estejam fazendo shows aos montes pelos EUA. É uma novidade pra gente ficar bem atento!

Recomendado!

Links úteis:
http://www.myspace.com/spaceghostobservatory (Pra ouvir o som deles)
http://www.kexp.org (Rádio KEXP)
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10680077 (Comunidade deles no Orkut)

By Felipe Pipoko

Nenhum comentário: