quarta-feira, agosto 15, 2007

Bourbon Street Fest: Black de verdade

Se você tá cansado de ouvir a malandragem nas ruas e trabalho falando: 'ah, eu curto black!' e saber que eles estão se referindo à essa corja de canastrões como 50 Cent, Beyoncé e o caralho à quatro, existe uma oportunidade de conhecer a verdadeira música BLACK AMERICANA. Sim, eu sei que esse blog leva o rock em seu nome, até diz que a 'cidade do rock', mas como admirador de todas os estilos e generos que saíram dos sofridos negros escravizados no sul dos EUA, me sinto obrigado a divulgar o evento. E você que diz que ama o rock, deve saber que o rock começou como um blues acelerado... e todos os primeiros rockeiros como Buddy Holly, Chuck Berry, Roy Orbinson, Boo Didley entre outros, tinham artistas do blues como influências... nomes como Robert Johnson, John Lee Hooker, Muddy Waters, BB King, Albert King são alguns dos gênios que entregaram aos rockeiros a pedra bruta a ser lapidada, até virar o rock.


Vamos lá: o evento é o Bourbon Street Fest, um evento que vai reunir grandes nomes da música original de New Orleans. Sim, o funk (americano), o jazz (aquele jazz acelerado que você costuma ouvir em desenhos do Pernalonga, o Diexeland), o blues sofrido e também o blues mais elaborado, o gospel americano, o soul gingado entre outros estilos, estarão presentes nessa festa. A abertura é de graça, vai rolar no sábado, 18/08 às 15:00hs, no Parque do Ibirapuera. Durante a semana, rolam mais shows na casa Bourbon Street, lá em Moema (Rua dos Chanés, 127), esses eventos são pagos, como de costume. E o encerramento do festival rola na própria rua dos Chanés, ao ar livre e gratuitamente. Eu já ouvi alguns sons dos que vão rolar na festa e posso destacar Chubby Carrier and the Bayou Swamp Band... o som dos caras faz com que o mais conservador espectador balance o traseiro. Som muito bem trabalhado, simples para todos os ouvidos e mostra que a nova geração não deixa a desejar. A cantora Marva Wright soltará sua voz na abertura do festival e acredite: vale a pena ouví-la.


No meu ponto de vista, é muito bom conhecer novos sons, principalmente de um lugar que exala música, a cidade de New Orleans. E mesmo com o filho-da-puta do Katrina fodendo com a cidade, não pense que tudo acabou. A alegria continua a mesma, a inspiração é indestrutível, e poderemos ver a prova viva dessa imortalidade durante uma semana nesse festival. Da mesma forma que o Brasil e o seu povo vivem de música (ao ponto de termos um ditado: 'quem canta seus males espanta'), o povo de New Orleans, aliás, de toda a Lousiana respira música.


E não poderia deixar de citar que durante a semana do festival, serão oferecidos pratos da culinária Cajun, a rica culinária daquela região. Sabe aquela torta de batata-doce que uma velha negra fazia em algum filme que você já viu? Então, é naquela linha mesmo, e tem um prato chamado Jambalaya que vai de tudo, camarão, lagostim, frango, ostra, salsicha... tipo uma 'paella dos escravos', cheia de temperos, no estilo baiano de cozinhar. Pô, a comida é muito boa. E você que curte os primórdios do rock, deve saber que Jambalaya é uma música de Jerry Lee Lewis, apresentando as suas raízes sulistas. Ah! A comida é cobrada, beleza? Hahahahaha!


O legal é isso, viajar nesse som riquíssimo e descontrair um pouco, num evento alegre e num lugar legal pra caramba que é o Parque do Ibirapuera. Fica aí a recomendação.


Site do evento:
http://www.bourbonfest.com.br/


by Felipe Pipoko

Nenhum comentário: