quinta-feira, setembro 07, 2006

O que seria do rock sem a psicodelia?

É com prazer que recebemos mais uma integrante em nosso blog. A Mary Farias se disponibilizou à escrever sobre as novidades do underground de Porto Alegre, ou melhor, do Rio Grande do Sul, que tem uma cena riquíssima em questões de rock. Tive a oportunidade de morar por um tempo em algumas cidades do RS e com posso dizer: o pessoal lá RESPIRA rock, EMANA o rock. Seria injusto nos limitarmos ao perímetro paulista, deixando de lado tantas grandes bandas! Mary, seja bem-vinda!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porto Alegre não tem só Júpiter Maça, o very very psicodelic da Capital. O sub-estilo psicodélico, que quebra qualquer padrão do estilo musical mais sem padrão, o rock´n´roll, tem conquistado cada vez mais seguidores, fazendo surgir novas bandas insanas que experimentam e brincam com música, ao mesmo tempo que fazem um ótimo e responsável trabalho. E psicodelia não é só som, é atitude, é desprendimento e piração. É criar um novo imaginário em que todos participam, é criar mundos dentro de mundos com uma simples - ou nem tão simples assim-melodia. Os "psicodélicos" de POA rebuscam a moda, música e comportamento dos anos 60, misturando algumas tendências dos mods, sem nunca perder o toque contemporâneo dos 00's. Não seriam então psicodélicos "puros", seguindo a risca as definições. Porto Alegre estaria dando origem aos "neo-psicodelics"?

Mas teoria não é tudo, e a questão principal aqui é a música. Uma banda insana que vem fazendo um ótimo rock psicodélico e tem simbologias até no nome, é a DexTER sINister, banda aqui de Porto Alegre que mistura desde um "baião-psicodélico-apocalíptico, até um punk rock-progressivo-garageiro, com bastante recorrência de tons menores, exprimindo uma latente melancolia de existir, rindo com escárnio da dor, debochando com um sarcasmo impiedoso e ironizando constantemente tudo e todos, mas sem deixar a peteca cair e sem perder o bom humor, afinal, proporcionar diversão também faz parte do negócio".*

A definição dada pelos membros da dexTER em relação a banda foi extremamente interessante, típico de bandas psicodélicas: "As influências para a sonoridade da DexTER sINinster são inúmeras: tudo o que é mutante, tudo que se transforma, que não é estanque, assim como as contradições mundanas, a ambigüidade das coisas, o passadopresentefuturo ...tudo isso é matéria prima pra banda, que carrega esse existencialismo já no nome, extraído do latim Dexter (direita) e Sinister (esquerda)."

A atual formação da banda (que já passou por diversas mudanças) é a seguinte: Waltz Vagner no baixo e vocal, Kellen Z. na guitarra e vocal, [Man-Machine] no teclado, backing vocal,guitarra e programações, e Ponk Frederico na Batera e backing vocal.

O som da DexTER sINister você pode conferir em:
http://www.tramavirtual.com.br/artista.jsp?id=7799 .

A DexTER também tem comunidade no orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=114344

A segunda psicodelic band que está dando o que falar na cena porto-alegrense é "Os Incríveis Balões de Gás". Na verdade “Os Incríveis Balões” são de Gravataí, cidade metropolitana de POA, mas já se apresentaram em várias casas de show de Porto Alegre, como o Garagem Hermética, por exemplo. A banda conta ter influências de artistas como Rolling Stones, Júpiter Maçã, Edgar Allan Poe, Beatles, Mutantes, Pixies, Space Rave, Tim Burton, Cascavelletes, Iggy Pop e Syd Barret, afirmando que suas vertentes artísticas não se resumem apenas à música, passando também por cinema, literatura, etc. Com o lançamento do seu primeiro single, o "Besouro Suco", a banda já reúne vários admiradores de Porto Alegre e sua região metropolitana, onde realizam muitos shows também.

A quarteto é formado por Fábio Fantasma na guitarra e na voz, MarceloEfe na guitarra e na voz também, Vinicius Cowtias no baixo e vocal e Gabriel Bean na batera.

Com toda a sua atenção voltada às composições próprias, Os Incríveis Balões de Gás já estão preparando o segundo single e uma turnê pelo interior do estado e declaram estar prontos a todos os "novos convites e propostas, por mais indecentes e inusitadas que possam vir a ser".**

O som da banda também está disponível no trama virtual: http://www.tramavirtual.com.br/artista.jsp?id=40760

E para os “orkuteiros” de plantão:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6441467 (a descrição da comunidade é surreal!).

by Mary Farias (nossa correspondente em Porto Alegre)

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhhhhh
nao querendo ser chato, mas já sendo.
O texto dela tá confuso.
;p

Anônimo disse...

Não sei dizer quanto ao texto, mas acho que está claro. Gostei da iniciativa de falar sobre as bandas do Sul, e concordo que lá o povo VIVE mais o rock. Talvez a falta de fumaça existente em SP faça essas bandas viajarem um pouco mais. Sorte a elas!
Flw, vou escutar os sons.

Anônimo disse...

Texto perfeito gostei muito!
bem vinda